quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Tempurá

Atendendo ao pedido da nossa amiga Fátima, aqui segue a receita de tempurá que costumo fazer em casa. A receita é simples, mas não é tão fácil de conseguir um resultado final perfeito. Para essa famosa fritura japonesa você pode usar praticamente qualquer vegetal que gostar, como berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura, ceblo, nabo, etc. E também frutos do mar, para quem gosta, como camarão e lula cortada em fatias.

O grande segredo está na massa.Ingredientes:

- 1 ovo.
- 1 xícara de água bem gelada.
- 2 xícaras de farinha de trigo.

Antes de inicar o processo de preparação da massa, leve bastante óleo ao fogo alto. NUma bacia, coloque o ovo e a água gelada mexendo rapidamente até dissolver o ovo. Junte a farinha e misture delicadamente semk bater a massa. Ela tem de ficar relativamente grossa e de preferência com alguns pedaços maiores.

Mas não demore muito na preparação pois o grande ponto é a massa ir à fritura ainda gelada.
Se você for fazer bastante tempura, num jantar para várias pessoas, eu aconselho você a colocar a bacia da massa dentro de uma bacia maior com gelo dentro, para manter a massa gelada enquanto você vai fritando.

Verifique se o óleo está bem quente pingando uma gota de massa. Se voltar à superfície logo em seguida, está no ponto. Você pode fritar cada ingrediente separadamente ou uní-los com a massa numa mesma fritura.

Ontem à noite vendo o novo e excelente programa do chef Jamie Oliver, chamado Jamie Oliver Em Casa, que passa na GNT, canal 41 da NET, às terças-feiras, às 21hs, eu vi ele fazendo uma receita de tempurá totalmente diferente, com cerveja gelada no lugar da água e com vários temperos para deixar a massa ainda mais gostosa. Vou tentar pegar direitinho essa receita na reprise do programa e posá-la aqui para vocês.

Bom apetite!

2 comentários:

Flavia disse...

Essa receita é ótima, e eu AMO tempurá!!! Aguardo versão inglesa - claro que tinha que ter cerveja, imagina!
Bjo!!!

Good News Informe disse...

acabei de fazer
muito bom!

Parabens pelo flog