sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Cinema, amigos e azeite de oliva



Achei ótima a criação do Panela de Amigos! Afinal, a cozinha que sempre acolheu tão bem as conversas mais íntimas e reconfortantes ganha a cada dia mais espaço e glamour. Mas o conforto das conversas não mudou, e ninguém precisa de coifas de 1 milhão de dólares para reunir pessoas queridas (mas que elas são lindas, ah, isso são!).

A minha participação no time de colaboradores é que era uma incógnita. Com o que eu contribuiria???? Para ser bem sincera, cozinho pouco. Adoro, mas falta tempo, oportunidade. E tanto ou mais do que cozinhar, adoro cinema. Em ambos, a companhia dos amigos é mais do que muito bem vinda. Seguindo esse pensamento, chegamos ao meu tema: cinema e culinária, para manter as amizades inspiradas e bem alimentadas.

Não teremos aqui, necessariamente, filmes em que os pratos sejam o ponto central, como Ratatuille, Festa de Babete ou Como Água para Chocolate (apesar deles também poderem aparecer), nem sempre lançamentos ou blockbusters (idem idem), mas filmes em que o ato de cozinhar catalise a união. Bonito, né? Na prática, será sempre um filme e uma receita inspirada por ele. Assim o programa fica completo: o jantar e a sugestão para ver ou rever no "momento sofá". Aconchegante.

Para inaugurar, um filme delicado e inspirador: Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun). Ele foi lançado em 2003, mas só vi agora, depois de ler uma matéria da Elle e ficar louca para conhecer o lugar.

Baseado na história real da escritora americana Frances Mayes (vivida por Diane Lane), fala do momento em que ela segue o conselho de sua amiga e parte para uma viagem de 10 dias pela Toscana. Sua vida muda radicalmente ao comprar, por impulso, uma vila em ruínas na pequena Cortona. Surpresas, romances, aventuras, cultura local. E amizade. Quando ela percebe que não está só, e pode contar com os novos amigos, o seu olhar sobre a nova rotina muda. E como o filme representa isso? Da forma mais italiana possível: à mesa. Sim, em uma ótima cena em que ela descobre a alegria de compartilhar as refeições.

Como o roteiro não dá nome aos pratos, segue a minha sugestão, com uma receita Toscana típica, cozinha que é considerada uma das mais saudáveis e gostosas da Itália:

Trigli alla Livornese*
(Trilha é um peixe do tamanho de uma sardinha, com a coloração vermelha, que vive no fundo do mar, junto com os camarões. Para simplificar a receita, pode facilmente ser substituído por sardinha, manjuba ou linguadinho, ou outro peixe pequeno)

Ingredientes
1,2 kg de peixe - 4 dentes de alho picado - 2 xícara de azeite - 600 g de tomate pelado - farinha para empanar - salsa picada - pimenta calabresa à gosto - alcaparras - sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Esquente o azeite em uma frigideira bem larga. Passe os peixes na farinha, tire o excesso e frite com cuidado, deixando-os ainda quase crus. Retire e reserve os peixes. No mesmo azeite, doure o alho picado, a pimenta calabresa e metade da salsa, as alcaparras, junte os tomates e cozinhe por 15 minutos. Coloque com cuidado os peixes e refogue 15 minutos em fogo brando, com a panela tampada, sem mexer. Tempere com o restante da salsa antes de servir.

*Fonte: site Comunità Italiana

Um comentário:

Edgar Cantelli disse...

Flá, que legal esse seu post! Ficou ótimo o link do filme com a receita! Muitíssimo interessante... parabéns e bem-vinda! Fico no aguardo de mais participações. Beijo!