quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Pastéizinhos chineses Wang Tung

Todo mundo que gosta de comida chinesa e/ou japonesa e que mora em São Paulo, onde certamente ficam os melhores restaurantes orientais do Brasil, conhece os famosos Guioza. São pasteizinhos ou bolinhos (dependendo de como se faz, fritando-os os cozinhando-os no vapor), de massa fina, normalmente recheados com carne de porco temperada com cebolinha. Mas também encontramos nos restaurantes e principalmente nas lojinhas da Liberdade versões de frango e vegetarianas.

Mas percebo que pouca gente conhece os Wang Tung. Posso dizer que são primos dos Guioza. Mas enquanto que os Guioza são mais famosos na colônia japonesa, os Wang Tung são tipicamente chineses. Talvez por isso os paulistanos conheçam mais os Guioza, já que a colônia japonesa é maior e mais antiga.


Os Wang Tung são menores, com massa mais próxima da nossa massa de pastel e são na sua maior parte das vezes fritos. O grande segredo de se conseguir fritar os Wang Tung de maneira tradicional, fazendo-os ficar crocantes, mas ao mesmo tempo muito sequinhos, é tirá-los do congelador momentos antes de fritá-los em imersão. Como são bem pequenos e o recheio também é pouco, apesar de ser na sua maior parte de carne de porco, eles não precisam ficar muito tempo na fritura, nem o óleo estar muito quente. Em casa aqueço o óleo em fogo médio.


Apesar de não muito conhecidos são encontrados facilmente na Liberdade e também em lojas de artigos orientais. Pique um pouco de cebolinha e jogue por cima dos pastéiszinhos depois de firtá-los. Se quiser aromatizá-los, regue com algumas gotas de óleo de gergelim torrado.


Ótimo acompanhamento, petisco ou mesmo como prato principal.

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente muito parecido com o guiosa, tão gostoso quanto. Talvez na foto não seja possível peceber mas é realmente pequeno, pode ser posto inteiro na boca. Cuidado ao fritar, não deixe passar do ponto e cuidado com os respingos de óleo!