quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Agrião com Moyashi


Essa receita posso dizer que é invenção minha. Na verdade, mais ou menos. Ela é, digamos, uma versão resumida de um prato japonês chamado Sukiaki. No prato original temos como um fondue de vários ingredientes, como carnes, legumes de vários tipos, tofu e tudo o mais que você gostar, fritos e/ou refogados na própria mesa e regados com um molho à base de carne.


Ao fazer esse prato para a minha esposa Helena, percebemos que dois ingredientes juntos ficavam especialmente gostosos: agrião com moyashi. Daí passei a fazê-los numa versão mais rápida e prática aqui em casa.


Primeiro jogue o pacote de moyashi em água fervente e deixe por precisamente 1 minuto. Lave o maço de agrião e separe os talos grossos dos pequenos com as folhas.


Num wok aqueça azeite e refogue um pouco de gengibre (1 pedaço) cortado em tiras finas. Coloque alguns pedaços da pimenta da sua preferência, sempre sem as sementes. Agora aumente o fogo e frite os pedaços grandes de agrião. Quando ficarem tenros, junte o moyashi. Mais ou menos um minuto depois jogue as folhes e talos pequenos de agrião. Agora coloque aproximadamente 2/3 colheres de sopa de sakê culinário e abaixe um pouco o fogo, deixando evaporar o álcool. Coloque então shoyo à gosto. Eu coloco mais ou menos umas quatro colheres de sopa. Para finalizar acrescente gergelim, branco ou preto, à gosto.


Fica excelente acompanhando arroz branco, ainda melhor com gohan (arroz japonês) e frango ou peixe grelhados. Bom apetite!

Nenhum comentário: