segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Shimeji na manteiga


Eu pensava em começar diferente mas vou começar assim:
"O delicioso Shimeji na manteiga"
Como disse a dona da receita original '... é abestalhadamente fácil'. E é mesmo mas eu vou complicar e dar várias dicas!

Dicas:

1-Compre os ingredientes em lojas de artigos orientais, eu fui na Liberdade e foi muito mais barato. Muito mesmo. Além de haverem mais opções, você pode sempre procurar um atendente que sabe tudo de cozinha oriental para de dar umas dicas. É impressionante como as pessoas gostam de falar daquilo que elas conhecem. Foi assim que aprendi sobre os saquês culinários.
2-Use uma manteiga de boa qualidade e evite a margarina, fica com um sabor bem melhor e cuidado na hora de derreter a manteiga, use fogo baixo e não deixe ferver muito, isso pode alterar o sabor.
3-Aplique a mesma técnica desta receita com outros cogumelos (shitaque), com broto de feijão (moyashi) ou legumes (acelga)e vegetais, além de ficar uma delícia também, é sempre bom variar. Eu fiz todos esses. Mande comentários com suas experiências. (nas fotos: cogumelos portobelo)




4-Se você não gosta da textura de borracha do Shimeji quando estiver lavando-o retire a parte mais de baixo. Ele vai amolecendo de baixo para cima e se você cortar a parte mais inferior sobrarão apenas as partes mais tenras. Eu particularmente gosto e não mexo em nada!
5-Se você gosta com bastante caldo adicione mais saquê e Shoyu. O quanto você quiser, só tome cuidado de não exagerar em nenhum ingrediente para não desbalancear o equilíbrio dos temperos. Eu até adicionei um pouco de água para dar uma amenizada no sabor do caldo e ressaltar o sabor dos cogumelos. Para saber se está balanceado: prove!

Ingredientes: (porção para duas pessoas como entrada)

300g de Shimeji
3 a 5 colheres de sopa de manteiga (à seu gosto)
5 a 7 colheres de sopa de saquê culinário (Azuma Kirin ou Azuma Mirin, um é mais doce que o outro mas eu não lembro qual)
3 a 5 colheres de sopa de molho shoyu
Cebolinha picada em rodelinhas à gosto.

Preparo:

Lave os cogumelos e separe os raminhos(?) com a mão. Derreta a manteiga em uma panela. Junte os cogumelos e refogue em fogo médio-baixo. Os cogumelos irão cozinhar e soltar um pouco de água, isso faz com que diminuam muito de volume. Espere a água secar e quando voltar a fritar junte o saquê e o shoyu. Abaixe o fogo e aqueça mais um pouco enquanto o álcool do saquê evapora (uns 2 min só). Está pronto! Adicione a cebolinha e sirva rápido pois fica melhor quente.

Delícia!

4 comentários:

Edgar Cantelli disse...

Dan, delícia de receita! Prática, simples, barata, rápida e uma delícia. Aqui em casa eu nem me meto a fazer shimeji na manteiga pois essa é uma das especialidades da Helena! Eu só como mesmo! Abraços...

Anônimo disse...

Fiquei aqui pensando com os meus botões...Que tal um punhadinho de alho porró e uma colherzinha de molho de ostras...Que cê acha? Mas já está realmente...Muito apetitoso! Até mais. Luciana.

Anônimo disse...

Olá! :)
Estava procurando uma receita de shimeji na manteiga, qdo encontrei este site.
Adorei o detalhamento da receita! Fiz ontem em casa e foi o maior sucesso! :))
Só vou colocar menos manteiga e azeite, para deixar a receita mais light. :]
[..]´s
Marcela

Anônimo disse...

também estou anonima e vou esperimentar. Adorei a receita e depois de fazer vou comentar com vocês.