quarta-feira, 20 de junho de 2007

Doce de Limão da Maria

Peguei essa receita com a D. Maria, mãe da Helena Tibiriça aqui do blog. Depois fiquei sabendo que é uma receita daquelas que passa pela família toda, portanto, difícil de saber quem criou ou mesmo quem aprendeu pela primeira vez.

Para mim será sempre o Doce de Limão da Maria. A maravilha dessa receita é a sua simplicidade, praticidade e o resultado garantido. Aqui vai então:


• 2 latas de leite condensado
• 2 de creme de leite
• 1 copo de requeijão de suco de limão menos 2 dedos.

Bater no liquificador ou batedeira essa mistura e colocar sobra a farinha das bolachas. Para a massa de bolachas a receita original manda 5 ou 6 bolachas de leite Nestlé trituradas no liquidificador até virarem uma farinha.

Essa parte eu alterei, baseado num outro doce de limão que a minha mãe faz e que eu adoro (coloco outro dia aqui no blog também). Eu uso o pacote todo da mesma bolacha e depois que eu transformo tudo em farinha, derreto numa frigideira 100g de manteiga e jogo a farinha por cima, deixando engrossar, sem queimar. Coloco essa base num pirex, o doce de limão por cima, e coloco no freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.

O melhor mesmo, segundo a Maria, é fazer um dia antes de servir. O problema é conter a vontade antes das visitas chegarem...

p.s.: estranhou a foto? É que estou sem minha máquina fotográfica por uns dias. Em breve as receitas voltarão a ter suas fotos tiradas assim que forem feitas.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Máquina de pão

Neste final de semana finalmente chegou a nossa tão aguardada máquina de fazer pão (panificadora).

No dia seguinte (não fizemos nada no dia porque só pegamos na portaria tarde da noite) corremos fazer o nosso primeiro pão. A Helena quis experimentar o Pão Francês e eu corri separar os ingredientes. Tudo ia bem até chegar no fermento. Na receita pedia fermento biológico seco e em casa só tinha o químico em pó normal (Royal). Como resultado, depois de 3 horas de espera, obtivemos algo que lembrava uma grande pipoca, com cheiro e gosto de pipoca, massuda, pesada e pequena.

Minha esposa para não me decepcionar até comeu um pouco e disse que estava gostoso... para sempre lembraremos do que ficou conhecido como "o primeiro pão-pipoca do mundo".
Ontem fizemos o pão de cebolinha com requeijão, recomendado pela experiente Helena Tibiriça. Mas antes passamos no mercado e compramos a farinha Fleischmann especial para massas e o fermento indicado, também Fleischmann.

Mais 3 horas de espera e aí sim, um pão grande, fofo, quentinho, com uma casquinha no ponto e um gosto delicioso. Para quem gosta tanto de pão como eu e a Helena, recomendo a máquina (e também que passe no mercado antes para comprar o fermento correto).

domingo, 10 de junho de 2007

Massas artesanais no Mercado Municipal

Hoje posto uma boa dica para quem quer fazer um jantar bem gostoso e charmoso para os amigos e ainda fazer um passeio diferente. Se você gosta de massa (e quem não gosta?) experimente um dia passar no Mercado Municipal e comprar uma massa caseira na banca da Dona Nancy na Rua G, barraca 3. Antes de mandar embrulhar a primeira massa apetitosa que seu olho se fixar, bata um papo com uma das atenciosas atendentes, ou com a própria D. Nancy, que sempre está por lá. Para um jantar que fizemos em casa para os amigos Daniel e Gaúcho eu levei 2 bandejas de massa pré-pronta de rondelli, um de ricota com nozes (uma delícia) e outra de ricota com espinafre. R$10,00 cada bandeija. Se você achou caro, ou quer comprar massa para usar no dia-a-dia, fique tranquilo, levamos também uma porção de 200gr de raviolis recheados de frango, especialmente para o meu sogro Cyro, por R$1,80.

Além de comprar a massa você pode abastecer a sua dispensa com todas as frutas que você conseguir imaginar, ou até mesmo as que nem conhecer. Aroveite e vá próximo da hora do almoço e prove os famosos lanches de mortadela ou os bolinhos de bacalhau. Mas fique tranquilo pois se você não gostar de nenhuma dessas opções, como eu, hoje o Mercado, depois da sua grande reforma e restruturação, possui várias lanchonetes e restaurantes, até mesmo um japonês que serve o peixe fresquinho ali mesmo do Mercado.

domingo, 3 de junho de 2007

Conserva de Berinjela à moda Italiana



Ingredientes:

  • 01 berinjela média ou grande
  • 02 pimentões (um verde e um vermelho)
  • 02 dentes de alho picados
  • 01 cebola picada
  • 1/2 tablete de caldo de galinha
  • azeitonas pretas ou verde
  • orégano
  • azeite e sal

Modo de preparo:


Cortar em tiras médias a berinjela e em tiras finas os pimentões.

Refogar em azeite e sal, a cebola e o alho até ficarem dourados.

Acrescentar as tiras de berinjela e os pimentões, fritando-os em fogo baixo e mexendo-os delicadamente.

Quando estiverem quase secando acrescentar 1/e tablete de caldo de galinha diluído em meio copo de água morna.

Após mais um tempo de cozimento com a panela tampada, regue-os com mais azeite, acrescentando o orégano e as azeitonas a gosto.

Bom apetite!


Frango à passarinho feito no forno



Dica da minha mãe, grande mestra da culinária italiana, de como fazer um delicioso Frango à Passarinho, sem precisar fritar no óleo.

Primeiro tempere o frango do seu jeito. Eu gosto de temperar com sal, curry e limão. Deixe na geladeira por pelo menos 30 min.

Faça uma mistura com porções iguais de farofa (pode ser dessas prontas), fuba e farinha de rosca. Empane todos os pedaços de frango.

Agora é só colocar numa assadeira e colocar um pedaço pequeno de manteiga sobre cada pedaço de frango. Leve ao forno em temperatura alta até dourar.

Nesse domingo fizemos aqui em casa com macarrão ao molho de tomate e conserva de berinjela, feita pela Helena, minha esposa, que em breve irá postá-la aqui no blog.

Bom apetite!

sábado, 2 de junho de 2007

Fondue de Queijo


Para 4 pessoas (bem servido)

Ingredientes:
500 grs de queijo tipo prato
100 grs de queijo fundido tipo gruyére
300 grs de queijos gouda
100 grs de queijos variados, parmesão, emmental, etc
2 e ½ a 3 copos de vinho branco seco
1 dente de alho
2 cálices de Kirsch (água ardente de cereja) ou vodka
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de noz moscada
2 colheres (sopa) de creme de leite

Acompanhamento:
1 pão italiano picado
5 salsichas cozidas e cortadas em rodelas
100 grs de cenouras baby
200 grs de batata bolinha cozidas (com casca)




Preparo:
Esfregue o alho na panela, coloque os queijos picados com o vinho e derreta mexendo em forma de “8” com uma colher.
Adicione a noz moscada e o cálice de Kirsch, sendo que o amido de milho deve ser previamente diluído neste.
Acrescente o creme de leite antes de levar à mesa no réchaud e saborear com seus amigos.