quarta-feira, 30 de maio de 2007

Arroz para Sushi


Para inaugurar o nosso blog, começo com uma receita que possui infinitas variações, mas que essa, que aprendi no curso do Gendai, funciona perfeitamente.


· 500gr arroz
· 700ml água
· 120ml molho Su



Lave o arroz no mínimo 3 vezes delicadamente. Acrescente a água e, se você não tem uma daquelas mágicas panelas elétricas japonesas, leve ao fogo alto com a panela tampada até começar a ferver e a água transbordar (sim, faz uma meleca no fogão). Abaixe o fogo e deixe por mais ou menos 20 minutos. Apegue o fogo e deixe descansar por mais 5 minutos. Misture o arroz ao molho Su numa vasilha rodenda. Prepare o arroz com de preferência umas 6 horas antes de servir, para esfriar naturalmente.


Molho Su


  • 750ml de vinagre de arroz

  • 500g de açucar (eu coloco menos, pois não gosto tão doce)

  • 100g de sal

  • 2 colheres de chá de aji-no-moto

Coloque todos os ingredientes numa panela. Mexa até dissolução do sal, açuar e aji-no-moto. Cozinhar em fogo baixo. Antes de levantar fervura, retire a espuma (se formar), desligue o fogo e deixe esfriar.


Você pode deixar esse molho pronto guardado num recipiente de plástico ou vidro por até 6 meses. Ele também é usado para a conserva de gengibre. Coloco a receita no blog um outro dia.

Em tempo: na foto acima você vê um jantar que fizemos aqui em casa: Helena, minha esposa, os amigos, Cris e Flávia e eu comandando a faca japonesa.

Domo arigatô!
Bom apetite!



2 comentários:

Helena Tibiriçá Castanho disse...

Sensacional! Testada e aprovadíssima!

Helena Tibiriçá Castanho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.