quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Agrião com Moyashi


Essa receita posso dizer que é invenção minha. Na verdade, mais ou menos. Ela é, digamos, uma versão resumida de um prato japonês chamado Sukiaki. No prato original temos como um fondue de vários ingredientes, como carnes, legumes de vários tipos, tofu e tudo o mais que você gostar, fritos e/ou refogados na própria mesa e regados com um molho à base de carne.


Ao fazer esse prato para a minha esposa Helena, percebemos que dois ingredientes juntos ficavam especialmente gostosos: agrião com moyashi. Daí passei a fazê-los numa versão mais rápida e prática aqui em casa.


Primeiro jogue o pacote de moyashi em água fervente e deixe por precisamente 1 minuto. Lave o maço de agrião e separe os talos grossos dos pequenos com as folhas.


Num wok aqueça azeite e refogue um pouco de gengibre (1 pedaço) cortado em tiras finas. Coloque alguns pedaços da pimenta da sua preferência, sempre sem as sementes. Agora aumente o fogo e frite os pedaços grandes de agrião. Quando ficarem tenros, junte o moyashi. Mais ou menos um minuto depois jogue as folhes e talos pequenos de agrião. Agora coloque aproximadamente 2/3 colheres de sopa de sakê culinário e abaixe um pouco o fogo, deixando evaporar o álcool. Coloque então shoyo à gosto. Eu coloco mais ou menos umas quatro colheres de sopa. Para finalizar acrescente gergelim, branco ou preto, à gosto.


Fica excelente acompanhando arroz branco, ainda melhor com gohan (arroz japonês) e frango ou peixe grelhados. Bom apetite!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Pastéizinhos chineses Wang Tung

Todo mundo que gosta de comida chinesa e/ou japonesa e que mora em São Paulo, onde certamente ficam os melhores restaurantes orientais do Brasil, conhece os famosos Guioza. São pasteizinhos ou bolinhos (dependendo de como se faz, fritando-os os cozinhando-os no vapor), de massa fina, normalmente recheados com carne de porco temperada com cebolinha. Mas também encontramos nos restaurantes e principalmente nas lojinhas da Liberdade versões de frango e vegetarianas.

Mas percebo que pouca gente conhece os Wang Tung. Posso dizer que são primos dos Guioza. Mas enquanto que os Guioza são mais famosos na colônia japonesa, os Wang Tung são tipicamente chineses. Talvez por isso os paulistanos conheçam mais os Guioza, já que a colônia japonesa é maior e mais antiga.


Os Wang Tung são menores, com massa mais próxima da nossa massa de pastel e são na sua maior parte das vezes fritos. O grande segredo de se conseguir fritar os Wang Tung de maneira tradicional, fazendo-os ficar crocantes, mas ao mesmo tempo muito sequinhos, é tirá-los do congelador momentos antes de fritá-los em imersão. Como são bem pequenos e o recheio também é pouco, apesar de ser na sua maior parte de carne de porco, eles não precisam ficar muito tempo na fritura, nem o óleo estar muito quente. Em casa aqueço o óleo em fogo médio.


Apesar de não muito conhecidos são encontrados facilmente na Liberdade e também em lojas de artigos orientais. Pique um pouco de cebolinha e jogue por cima dos pastéiszinhos depois de firtá-los. Se quiser aromatizá-los, regue com algumas gotas de óleo de gergelim torrado.


Ótimo acompanhamento, petisco ou mesmo como prato principal.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Onde tudo começou

Para aprender a cozinhar, nada melhor do que ampliar as suas referências certo? E antes de se saber cozinhar é essencial que se goste de comer. Bem, esta estapa eu já cumpri. Aliás venho cumprindo, e que começou a ganhar força há vários anos quando comecei a frequentar os restaurantes, bares e lanchonetes da cidade. Com 18, 20 anos, quando o que a galera curte é ir para a balada, eu gostava é de comer pizza com meus amigos no sábado à noite. Na época o endereço preferido era a Dei Cugini, aconchegante pizzaria no Belém (http://www.deicugini.com/). Foi lá que comecei a apreciar os prazeres da boa comida e despertar meu interesse para a culinária. Vale a visita.

Prometo postar uma receita minha assim que tiver alguma postável. Enquanto isso, se ainda não ensino a fazer, pelo menos vou mostrando onde comer.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Salada de Rúcula, Melancia, Tomates Assados e Parmesão

Ótima salada para uma entrada ou para acompanhar um risoto ou uma carne.
As proporções não são exatas, siga o seu gosto.


• Folhas de rúcula

• Pedaços de melancia

• Tomates assados (use tomates cereja, ou fatias grossas de tomates assados com azeite e orégano em fogo alto por 10 min)

• Parmesão em lascas

• Ficou muito bom também acrescentando pedaços de palmito de boa qualidade.


Não estranhe pois na hora da foto eu não tinha acrescentado ainda as lascas de parmesão.


Tempere com 3 colheres de azeite, 3 colheres de suco de limão, 1 colher de chá de pimenta-do-reino e sal a gosto. Prove o molho antes de temperar e corriga ao seu gosto.

domingo, 12 de agosto de 2007

Pudim de Leite


Fiz esse pudim para o meu pai no dia dos pais:


Ingredientes:

- 5 colheres de sopa de açúcar;

- 1 lata de leite condensado;

- 2 latas de leite integral ou semi-desnatado;

- 6 ovos;

- cravo.


Modo de preparo:

Derreter o açúcar na forma de pudim, até dourar. Coloque alguns cravos, mas cuidado porque eles irão pular da sua panela. Quando a calda adquirir cor marrom, desligar o fogo pois o próprio calor a escurecerá mais. Bater no liquidificador os demais ingredientes. Peneirar o creme e adicioná-lo a forma com a calda. Cozinhar em banho-maria por 45 min em fogo brando. Reserve uma chaleira com água quente para ir acrescentando se necessário ao cozimento. Furar com um palito de dente as laterais do pudim. Se estivererm endurecidas e o miolo mole, está no ponto. Resfriar. Colocar na geladeira. Quando estiver frio, balançar a forma para soltá-lo. Passe delicadamente uma espátula nas laterais e vire-o em uma travessa.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Margarina X Manteiga - e um fondue de chocolate!



Quais são as diferenças entre margarina e manteiga?
Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada - 8 gramas contra 5 gramas.

Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que a manteiga, segundo um estudo recente da Universidade de Harvard.

Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!

A manteiga é muito mais gostosa do que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.

Agora, sobre a margarina:
- tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans;
- triplica o risco de doenças coronarianas;
- aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol);
- reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol);
- aumenta, em cinco vezes, o risco de câncer;
- reduz a qualidade do leite materno;
- deprime a resposta imunológica;
- reduz a reação insulínica...
E o fato mais perturbador: a diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA.

Basta saber disso para evitar, por toda a vida, a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).

Você pode experimentar por si mesmo. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta em sua garagem ou algum lugar sombreado. Em poucos dias, você vai notar duas coisas:

- nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa);
- não vai apodrecer, nem ficar com cheiro esquisito.

Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver.

Por que?
Porque é quase plástico.
E você derreteria seus potes de plástico para passar no seu pão?

Texto originalmente publicado no site do Dr. José Geraldo Ferreira Gonçalves, do Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini
(http://www.hermespardini.com.br/)



Aproveitando então o que sabemos agora sobre a manteiga, bom apetite:

Fondue de chocolate preto


Ingredientes:
Para 2 pessoas:

- 150 g de chocolate meio amargo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara de creme de leite fresco
- ¼ xícara de leite condensado

Modo de Preparo:
Coloque na panelinha o leite condensado, a manteiga e o creme de leite. Leve ao fogo baixo para que comece a ferver. Acrescente o chocolate picado e misture bem para que o chocolate derreta. Transfira para o aparelho de fondue e sirva acompanhado de pelo menos 4 das frutas abaixo. morango, banana, maçã, mexirica, abacaxi, kiwi e uva Itália.

domingo, 5 de agosto de 2007

Purê de Beringela


O primeiro programa que vi do Gordon Hamsay foi Hell's Kitchen. Nunca tinha ouvido falar desse famoso chef escocês. Odiei. O programa era uma competição de juvens chefs. Apesar dele dizer que o seu incrível mal humor e sua grosseria era proposital para formá-los nessa difícil área, pra mim ele passava do ponto e acaba virando uma chata caricatura de alguém que usa sapato 2 números menores que o seu tamanho.


O segundo programa foi "The F Word". Minha relação foi um pouco melhor, indo para o grau de indiferença. Essa receita foi a única que aprendi em ambos os programas. Meu conceito sobre ele melhorou um pouco ao realizá-la e perceber que é boa mesmo, mesmo sendo muito simples.


Seu terceiro programa no Brasil é "Kithen's Nightmare". Pelo título achei que voltaria ao estilo "Hell's Kitchen". Para minha suspresa é um dos melhores programas da TV atualmente. Não perco um episódio. Semana passada começou a ser transmitida a segunda temporada. É um ótimo programa por mostrar o chef tentando ajudar verdadeiramente restaurantes à beira da falência. Ele continua sendo grosso em algumas momentos. Mas agora se percebe que grau disso é sua verdadeira personalidade, se tornando um rabugento simpático. Pra quem quiser conferir, passa no canal GNT, 41 da NET, às 22hs das quintas-feiras.


Para o purê, basta você salgar a berinjela cortada em tirar e deixar numa vasilha para tirar o azedo. Deixar por pelo menos 30 min. Refogar cebolas, cominho e depois a berinjela e por último tomates picados. Passar por um processador e servir com o que você achar que combinar. Eu tinha em casa uns salgadinhos novos da Elma Chips de Inhame de uma nova linha chamada "Sabores do Terra", se não estou enganado. Ficou ótimo. Ficou parecendo comida mexicana!